Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
17º / 18º
Objeto do mês

OBJETO DO MÊS: Agulha de rede

Recursos
Mensalmente daremos a conhecer diversos objetos e as suas principais características.
Objeto do mês | De 15 abril 2021 a 15 maio 2021

A AGULHA DE REDE é um instrumento de trabalho essencial para armar e remendar redes de pesca, arte conhecida como “ENTRALHE”.

Também conhecida como REDE DE REPARO, este instrumento tem um formato apropriado para o trabalho de finalização dos nós e para armazenar a linha. As agulhas clássicas possuem um formato alongado, com ponta afilada, duas hastes ou prolongamentos na parte posterior e uma haste na parte central vazada.

As primeiras agulhas eram fabricadas manualmente em osso, madeira e bambu e as linhas eram elaboradas a partir de fibras vegetais e crina de cavalo. As agulhas modernas podem ser de metal, madeira, náilon ou plástico rígido de várias cores. Há diversos formatos e tamanhos disponíveis no mercado, sempre adequadas ao tipo de rede que se quer confecionar.

Quanto menor o tamanho da malha da rede, menor deve ser a agulha para que possa passar entre as malhas durante a confeção. A largura da agulha deverá ser sempre menor do que o tamanho da malha.

Independentemente do tipo de linha, a confeção das REDES continua idêntica à de outros tempos, embora a maior parte sejam atualmente fabricadas de forma industrial pela necessidade de rapidez de finalização.

Resumo
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Objeto do mês