Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
11º / 15º
Dia Temático

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Recursos
No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Dia Temático | 18 abril 2020

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Este ano destacamos para este dia o Monumento Natural Local Cascatas do Poço Negro. Este monumento está localizado na freguesia de Areosa, do município de Viana do Castelo e tem cerca de 52ha. Este local situa-se num troço do ribeiro do Pêgo que atravessa a arriba maior da serra de Sta. Luzia.

Neste espaço podemos verificar a existência de poços e cascatas que permitem a visita e permanência dos turistas nesta zona, especialmente na época balnear; o valor geocultural dos moinhos e da sua história; os vestígios dos transportes e da atividade agrícola e a razão pela qual se encontram tão próximos da queda de água e do ribeiro; bem como o valor cénico e paisagístico associado a um espaço natural, preenchido pela biodiversidade e o geodiversidade do local. 

Fotografia: Bruno Gonçalves

Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
Dia Temático