No âmbito do projeto Recuperação Ecológica de Áreas Classificadas no Município de Viana do Castelo, cofinanciado pelo POSEUR, nos próximos dias 15/22/29 de abril e 6 de maio irá decorrer, em formato online, uma ação com o objetivo de capacitar os cidadão na lide com espécies exóticas.
Objetivo: Este conjunto de sessões assume um programa sequencial que permitirá dar a conhecer a cada participante a importância da identificação e caracterização das espécies exóticas invasoras, as formas de propagação, as metodologias de controlo e combate, assim como as respetivas técnicas de recuperação dos ecossistemas.
Duração: 16 horas
Calendarização: 15, 22 e 29 de abril e 06 de maio de 2021
Programação:
- 15 de abril: Enquadramento geral da temática: conhecer e identificar espécies invasoras
Formador: Eng. Miguel Morais
- 22 de abril: Apresentação de casos práticos: casos de sucesso e de não sucesso no combate às invasoras
Formador: Dr.ª Prof.ª Hélia Marchante; Dr.ª Prof.ª Elizabete Marchante
- 29 de abril: Plano de ação local: desenvolvimento e implementação
Formador: Eng. Miguel Morais
- 06 de maio: Plano de ação local: desenvolvimento e implementação
Formador: Eng. Miguel Morais
Modalidade: Online
Metodologia: Partilha ativa e interativa por parte dos formadores, transmitindo os seus conhecimentos particulares e dando conta da sua experiência profissional.
Importante: 3h desta ação de formação reúnem as condições estabelecidas para posterior reconhecimento e certificação (a docentes) pelo Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo.
Nota: Ao inscrever-se nesta sessão, dia 15 de abril, o participante fica automaticamente inscrito para as restantes sessões.