Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.

Exposições

Conheça aqui todas as exposições permanentes e temporárias patentes no CMIA e no Centro de Mar, de acesso gratuito. Consulte também a oferta de exposições itinerantes disponíveis para requisição gratuitamente.
Filtrar por categoria
Itinerante
Avifauna em Espaços Naturais de Viana do Castelo
Local: CMIA | Tema: Floresta

Nesta exposição apresentam-se registos fotográficos de algumas aves da autoria de membros da Associação Guarda-rios-do-lima, as quais foram selecionadas em função do valor estético da imagem conjugado com o espaço natural a que estão associadas.

Itinerante
Rede Natura 2000, conservar a Biodiversidade
Local: CMIA | Tema: Floresta

Descubra os três Sítios de Interesse Comunitário no concelho de Viana do Castelo - Sítio Rio lima, Sítio Litoral Norte e Sítio Serra D'Arga - assim como a importância de classificar áreas naturais para a conservação dos habitats e gestão sustentável destes espaços.

Itinerante
Biodiversidade em Espaços Naturais de Viana do Castelo
Local: CMIA | Tema: Floresta

A partir de um conjunto de áreas naturais que integram o concelho de Viana do Castelo - estuário, matos, florestas, sistemas rochosos e dunares, etc. - é possível demonstrar que a biodiversidade é sem dúvida o que garante o equilíbrio e existência dos ecossistemas.

Itinerante
MARgens com Vida
Local: CMIA | Tema: Mar

Explore a diversidade de vida das zonas costeiras enquanto áreas de transição entre o mar profundo e os sistemas terrestres adjacentes. Conheça as singularidades das dunas, dos estuários, da praia rochosa e do mar profundo.

Itinerante
Litoral, novos comportamentos, melhor futuro
Local: CMIA | Tema: Mar

Conheça os ecossistemas e espécies que podemos encontrar nos sistemas litorais e porque é tão importante e necessário assegurar a preservação dos ecossistemas dunares e de toda a faixa litoral.

Itinerante
Portugal Subaquático
Local: CMIA | Tema: Mar

Esta exposição de autoria do fotógrafo profissional Luis Quinta mostra uma pequena parte da beleza subaquática,à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.

Itinerante
Floresta,um património descobrir
Local: CMIA | Tema: Floresta

Nesta exposição exploramos a diversidade  e heterogeneidade de elementos bióticos e abióticos que compõem a floresta e que demonstram a importância de conhecer os ecossistemas florestais para uma gestão sustentável deste património.

Itinerante
Um Olhar nas Florestas de Portugal
Local: CMIA | Tema: Floresta

Exposição de fotografia da autoria de Luís Quinta que mostra uma pequena parte da beleza das florestas de Portugal, à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.

Itinerante
Compostagem, Oportunidade de Cidadania
Local: CMIA | Tema: Resíduos

Exposição que pretende incentivar a prática da compostagem e apresentar os benefícios associados à separação de resíduos em geral e à valorização dada pela fração orgânica por via da compostagem, em particular.

Itinerante
Só é lixo se quiseres!
Local: CMIA | Tema: Resíduos

Qual a importânica de separar os resíduos produzidos para correto acondicionamento nos ecopostos? Qual a importância da reciclagem? Esta "exposição - puzzle" permite transmitir um conjunto de conceitos-chave sobre o tema dos resíduos de forma interativa.

Itinerante
Mobilidade Sustentável, Cidade Saúdavel
Local: CMIA | Tema: Sustentabilidade

Ao longo desta exposição é possível explorar alguns dos temas-chave associados à questão da mobilidade sustentável: o desenvolvimento das cidades e o transporte urbano; os transportes e o meio ambiente; e ainda como gerir o sistema urbano viário.

Itinerante
Jardins de Viana do Castelo
Local: CMIA | Tema: Floresta

Conheça a história dos jardins mais emblemáticos em Viana do Castelo, assim como os jardins atualmente mais emblemáticos da cidade quer pela sua dimensão, quer pela tipologia de espécies.

Itinerante
Memórias do Mar Português
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Exposição fotográfica baseada no trabalho do fotógrafo Ricardo Guerreiro a bordo de navios de pesca e investigação científica que o levaram a percorrer mais de 40.000 milhas no oceano Atlântico, ao longo de três anos.

Itinerante
Viana e a Pesca do Bacalhau
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Retrospetiva histórica dos navios contruídos no século passado para efeitos de assegurar a pesca do bacalhau. Apresentam-se as caracteriticas mais emblemáticas dos prinicpais navios construidos para esse efeito.

Temporária
Viana do Lima Porta para o Mundo
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Trata-se de uma exposição que mergulha na história do porto de Viana do Castelo e das suas relações comerciais e culturais transatlânticas ao longo de cinco séculos.

Temporária
Um Mar de Tradições
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Exposição que pretende retratar os diversos usos, costumes e crenças, que um povo construiu e passou de geração em geração, através de quatro temas centrais - as atividades piscatórias, as atividades agro-marítimas, os trajes de mar e as devoções.

Temporária
A Construção de Embarcações em Madeira
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

A construção de embarcações em madeira é uma atividade que se encontra já em declínio. Poucos são os estaleiros que laboram hoje em dia a partir desta matéria-prima por isso nesta exposição tentamos recriar o ambiente de uma oficina desta arte...

Permanente
Moinho de Maré em Viana do Castelo
Local: CMIA | Tema: Água

Azenhas de D. Prior é o nome pelo qual os vianenses conhecem o Moinho de Maré onde se encontra atualmente sedeado o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Aqui o visitante pode conhecer um pouco da história deste espaço e ainda que outras tipologias de moinhos existem no concelho para visitar.