Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.

Actividades para Grupos

Inserido nos Serviços Educativos potenciados pelo CMIA, as actividades para grupos destinam-se, sobretudo, a grupos escolares no entanto as actividades são abertas ao público. A realização das actividades carecem marcação prévia.
À descoberta da água … [Atividades para grupos]

Pretende-se que o aluno identifique locais onde pode encontrar água na natureza assim como as suas principais propriedades. Será ainda explorado o ciclo natural da água e o ciclo urbano da água.

Vamos analisar a água do Parque! [Atividades para grupos]

Pretende-se que o aluno entenda a importância de monitorizar cursos de água, possibilitando o contato com instrumentos laboratoriais. Permite analisar alguns parâmetros indicativos da qualidade da água em função dos seus usos.

Água, um recurso esgotável! [Atividades para grupos]

Pretende-se que o grupo conheça alguns dados do ciclo natural e do ciclo urbano da água no concelho de Viana do Castelo – locais de captação e quantidades, tipo de tratamento de água para consumo humano, sua distribuição e tratamento de águas residuais.

À descoberta do rio [Atividades para grupos]

Numa ribeira do concelho de Viana do Castelo, os participantes irão realizar a monitorização do ecossistema ribeirinho - identificar a fauna e flora presentes; observar e registar a presença de sinais de poluição e de ameaças a este ecossistema atraves da realização de análises fisico-quimicas à água; avaliar a qualidade da água, através da recolha e identificarção dos macroinvertebrados presentes no leito do rio.

O jardineiro Ribeiro e os heróis da horta [Atividades para grupos]

Esta atividade permite ao aluno conhecer os trabalhos/tarefas a realizar numa horta assim como a diversidade de vegetais e legumes que se cultivam na nossa região. O CMIA adaptou a versão original da história "Heróis da Horta", da autoria de Ulf Stark e Charlotte Ramel, a um teatro de fantoches. No final da história, os alunos constroem um vaso a partir de matérias recicláveis e realizam a sua sementeira.

A aventura dos 4! [Atividades para grupos]

Através da dinamização de uma peça de fantoches, pretende-se transmitir aos alunos, conhecimentos sobre a diversidade de plantas aromáticas e sensibilizar para a prática de uma agricultura sustentável e de uma alimentação saudável.

ABC da energia [Atividades para grupos]

Atividade que aborda a temática da energia, nomeadamente as diferentes fontes de energia, os impactes no ambiente e no planeta decorrentes da sua utilização abusiva; as energias renováveis e a importância da eficiência energética. Os alunos serão desafiados a construir engenhos que utilizam energias renováveis tais como uma ventoinha, um forno solar e um moinho.

Líquenes, vamos "medir" a qualidade do ar [Atividades para grupos]

Com esta atividade o aluno poderá entrar em contato com métodos usados na monitorização da qualidade do ar através da identificação de líquenes, assim como aferir vantagens e desvantagens do uso da biomonitorização.

Som ou ruído? [Atividades para grupos]

O aluno poderá entrar em contatco com instrumentos usados na monitorização da qualidade ambiental, mais precisamente no que se refere ao ruído ambiente. Serão identificadas as principais fontes de ruido existentes no dia-a-dia e procedimentos de análise dessas fontes de ruído.

Vamos descobrir na floresta! [Atividades para grupos]

Pretende-se que o aluno identifique seres vivos e objetos relacionados com a natureza, como as espécies de animais e plantas do nosso país e identifiquem algumas das suas principais características.

O ciclo de vida de uma floresta [Atividades para grupos]

Esta atividade pretende que o aluno compreenda a dinâmica de vida e de processos existentes numa floresta (desde o tipo de solo, passando pelos seres vivos que nela habitam até às matérias-primas que dela retiramos).

Vamos contar na floresta [Atividades para grupos]

Nesta atividade os alunos farão um conjunto de ações desenvolvidas por técnicos florestais para a caracterização e classificação de espécies arbóreas.