Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
11º / 14º

Participar

  • Participar
Com vista a um envolvimento privilegiado de toda sociedade em iniciativas desenvolvidas pelo Pelouro do Ambiente, desenvolveram-se diferentes iniciativas de poder PARTICIPAR neste desígnio global de melhorar e incrementar o conhecimento, a formação e informação da comunidade.
Pode colaborar connosco de diversas formas em em diferentes espaços - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, PArque Ecológico Urbano e Centro de Mar!
Bioregisto

Plataforma de inventarição e monitorização de valores naturais. Aqui, todos os cidadãos podem integrar os registos fotográficos de fauna, flora, rastros e vestígios que vão observando em áreas naturais (classificadas ou não) e aceder a um conjunto de característcas das espécies observadas. É também nesta plataforma que os alunos do projeto educativo ESCOLA DA NATUREZA integram as suas observações das saídas de campo.

Voluntariado Ambiental

Selecionamos três tipologias de iniciativas em que pode participar - proteção dos ninhos de uma ave limícola, identificcação de mamíferos marinhos e limpeza de espaços naturais. Para integrar as ações de voluntariado ambiental do CMIA basta manifestar esse interesse junto do CMIA ou inscrever-se no Banco Local de Voluntariado.

Ser Amigo... [Inscrição brevemente disponível]

Baseia-se nos princípios da participação, da cooperação, da complementaridade, entre outros. Consiste em colaborar, de forma gratuita, em tarefas como o acolhimento do público, receção de grupos escolares, apoio nas práticas de manutenção de espaços verdes, apoio na biblioteca do CMIA e do Centro de Documentação do Mar ou colaboração de outras iniciativas. Pode escolher entre uma das valências do Pelouro do Ambiente - CMIA, Parque Ecológico Urbano e Centro de Mar - ou até mesmo todas, e participar de acordo com as suas aptidões, disponibilidade e áreas de interesse.

Espólio de Mar

O Centro de Mar, através do seu Centro e Documentação do Mar, está recetivo a registar memórias e testemunhos de VIDAS de MAR assim como documentação e artefactos que possua sobre diferentes atividades e vivências ligadas ao mar. Para o efeito, basta contactar os serviços técnicos do Centro de Mar. Este é também um espaço de trabalho em rede com outras entidades ligadas ao tema do mar.