Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Sustentabilidade

Viana do Castelo acolhe encontro transnacional de programa que utiliza jogos para criar espaços saudáveis e sustentáveis

  • Notícias
  • Viana do Castelo acolhe encontro transnacional de programa que utiliza jogos para criar espaços saudáveis e sustentáveis
Viana do Castelo acolhe, entre hoje e amanhã, o quarto encontro transnacional do projeto URBACT – The Playful Paradigm, que tem como objetivo utilizar os jogos como uma forma flexível e inovadora de criar espaços saudáveis e sustentáveis.
Sustentabilidade | 28 janeiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, deu hoje as boas-vindas à comitiva internacional, a bordo do navio Gil Eannes, destacando a importância da educação ambiental e o investimento que o Município faz na educação pré-escolar, que cobre 100% do concelho.

Desde 2018 que a Câmara Municipal de Viana do Castelo integra o projeto, no âmbito das redes de transferência, cuja cidade líder é Udine, em Itália. Este é um projeto que reúne várias cidades europeias, entre Udine, Cork, Klaipeda, Espluges de Llobregat, Larissa, Katowice, Novigrad e Viana do Castelo.

Esta reunião que acontece na capital do Alto Minho pretende tratar de projetos de execução para comunidades locais. Os parceiros terão a oportunidade de trocar experiências através de sessões de acompanhamento de projetos de jogos urbanos com o objetivo de desencadear o envolvimento da comunidade. Será também abordada a organização do jogo e a gamificação para apoiar as atividades de planeamento urbano, a fim de desenvolver capacidades para a criação de uma experiência de jogo e co-projetar os itens para um jogo urbano que visa apoiar os municípios no desenvolvimento de planos urbanos inovadores. A análise do espaço público para a promoção de projetos lúdicos oferecerá também a possibilidade de as cidades pensarem sobre as pessoas / grupo-alvo mais excluídos e que desejam envolver.

The Playful Paradigm apresenta-se como um conceito inovador para a promoção da inclusão social, estilos de vida saudáveis, de integração de grupos de idosos e de jovens e pretende criar maior desenvolvimento intergeracional, social e económico. Udine é a cidade líder italiana do movimento de cidades lúdicas e promove o uso de “jogos” como ferramentas inovadoras para o envolvimento dos cidadãos em diferentes idades e para promoção da saúde e sustentabilidade.

O programa URBACT é, assim, um projeto de grande relevo internacional que promove a partilha de experiências e adaptação de boas práticas entre países e, nos termos da sua metodologia, cada cidade parceira teve de constituir um grupo local composto por atores que trabalhem no terreno e que contribuem para o sucesso da implementação destas boas práticas.

Resumo
Categoria
Sustentabilidade