Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Mar

Surf Clube de Viana escreve 2018 de bronze

A época passada do Surf Clube de Viana (SCV) ficou marcada por: três medalhas de bronze e uma de cobre; quatro títulos nacionais; cinco campeonatos organizados em ondas vianenses, com um deles a atribuir o título de campeão do mundo júnior, e um circuito; e também por uma forte dinamização do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana.
Mar | 12 fevereiro 2019

Marta Paço, Mariana Gonçalves e Ângela Fernandes, ao serviço das seleções nacionais, trouxeram para Portugal, respetivamente, uma medalha de bronze no Isa World Adaptive Surf Championship, uma medalha de bronze no Campeonato Mundial ISF Gymnasiade e uma medalha de bronze e outra de cobre no Campeonato Europeu de Stand Up Paddle. Ângela Fernandes sagrou-se também campeã nacional em Sup Race Técnico e em Sup Maratona, Anastasia Bezpalaya conquistou o título de campeã nacional universitária em surf por equipas e Mariana Gonçalves foi campeã nacional de desporto escolar surf.

A equipa de competição do clube disputou, ao longo da época passada, seis provas regionais de surf e de bodyboard e a Taça de Portugal de Surf. João Zamith, presidente da direção do SCV, considera que “estes resultados desportivos, com reflexos marcantes na história nacional do surf, são o espelho da forte e contínua aposta na formação de atletas que o clube tem vindo a levar a cabo”.

Ao nível da organização de eventos desportivos, o grande destaque vai para o Viana World Bodyboard Championship (Men) e para o Pro Junior World Championship, realizados entre 26 de setembro e 1 de outubro, na praia da Arda. Esta mesma praia também foi palco do Luso Galaico que, entre 22 e 23 de setembro, celebrou 20 anos de cooperação ibérica nas modalidades de surf, bodyboard e longboard e alargou a sua vertente internacional com a presença de atletas de cidades membro da World Surf Cities Network. Organizou também a Finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, Sub 16 e Sub 18 feminino, e quatro etapas do seu Circuito Surfing Viana. Organizou ainda duas provas regionais: as primeiras etapas do Circuito Regional de Surf do Norte, a 3 e 4 de fevereiro, e do Circuito Bodyboard do Norte, a 17 e 18 de fevereiro. O SCV voltou a organizar a Semana Europeia do Desporto. Esta edição vianense, que aconteceu, novamente, em paralelo com o Mundial de Bodyboard, mobilizou mais de seis centenas de jovens e vários parceiros.

A gestão sustentável do Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf de Viana), que regista taxas de utilização mensal de 1200 pessoas, tem sido uma das grandes apostas do SCV desde 2013. O clube realizou o 1º Adaptive Surfing Euro Meeting, que reuniu as seleções de Portugal, Espanha, Itália e de França, no CAR Surf, entre 10 e 14 de junho.

Este evento funcionou como antestreia para o 1º Europeu de Surf Adaptado que o SCV vai organizar já este ano. O CAR foi palco também de vários estágios de preparação de surf para equipas, ao longo do ano passado, como a Italy Adaptive Surf Team, com Maximiliano Mattei e Happy Wheels, e como a Aviron Bayonnais, com Gautier Garanx.

A 19 de novembro, foi assinado um protocolo de cooperação com o chileno Viña Surfing Club, com o objetivo do CAR Surf de Viana servir de modelo para a América Latina. Foi pioneiro ao organizar o 1º Meeting Nacional de CARs Surf, entre 18 e 20 de dezembro, fomentando a cooperação e a partilha de boas práticas. Recebeu também a visita de federações, jornalistas e de opinion makers, no âmbito da missão inversa, internacionalização da rede de CAR nacionais, promovida pela Fundação do Desporto. A aposta na sua equipa também passou pela realização de várias formações internas, como a que versou sobre dispositivos desfibriladores DAE + FIT + SH para treinadores.

Reforçou a sua ação como parceiro ao serviço do voluntariado nacional e europeu. Recebeu mais dois voluntários ao abrigo do programa European Surfing Volunteer (ESV), inserido no subprograma Juventude em Ação do Erasmus+, e também seis jovens no âmbito da ação de voluntariado Surfing Viana, inserida no programa de voluntariado jovem Geração Z, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Este projeto valeu ao SCV o prémio “Associativismo e Voluntariado Jovem” 2018 da região Norte, “pela sua qualidade, dimensão de intervenção territorial, carácter inovador e impacto social relevante na comunidade”.Participou na Cimeira, organizada pelo parceiro Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que promoveu a educação, emprego e a investigação. Durante 2018, também participou, como entidade organizadora parceira, no lançamento do Outdoor Sports Euro’Meet na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, e no Museu Nacional do Desporto.

O Euro’Meet, um dos maiores eventos de desporto ao ar livre da Europa, irá ter lugar em Viana do Castelo, de 24 a 26 de setembro próximo. João Zamith considera também que, “tal como os resultados desportivos, a realização deste vasto leque de eventos é fruto de vários anos de trabalho e demonstra que a estrutura do clube tem conseguido responder aos desafios”. Para 2019, ano de celebração dos 30 anos do SCV, entre várias iniciativas previstas, destaque para o lançamento do livro do seu 30º aniversário e para a organização do 1º Campeonato da Europa de Surf Adaptado, o EUROSURF Adaptive 2019, entre 20 e 26 de maio próximo.

“O surf adaptado representa uma nova oportunidade para o clube e para Viana do Castelo. Sabemos que estamos a colocar a fasquia alta, mas gostaríamos que a organização do campeonato se posicionasse próxima do padrão paralímpico”, afirma João Zamith. A médio e longo prazos, os objetivos do clube passam por: melhorar a qualidade do surf e dos atletas; cimentar a imagem do CAR Surf para treino, recuperação e preparação de atletas olímpicos europeus e como exemplo internacional de boas práticas; e, em conjunto com o programa “Náuticas nas Escolas”, conseguir fazer de Viana uma potência nacional do surf. 

Resumo
Categoria
Mar