Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
11º / 11º
Floresta

Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território visitou Rede Primária do concelho

  • Notícias
  • Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território visitou Rede Primária do concelho
O Secretario de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, esteve ontem no concelho de Viana do Castelo, onde visitou a Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Santa Leocádia de Geraz do Lima.
Floresta | 15 setembro 2020

Esta Rede Primária está delineada na cumeada do monte, no extremo do concelho de Ponte de Lima com Viana do Castelo, onde existe um histórico de grandes incêndios. Esta rede primária consiste na interrupção de uma área de 20 metros e na gestão dos combustíveis numa área nunca inferior a 125 metros. A sua função principal é contribuir para a diminuição da superfície percorrida pelos grandes incêndios e facilitar uma intervenção direta de combate ao fogo.

Neste troço específico, que tem aproximadamente dez quilómetros, os trabalhos foram realizados pelo ICNF, com a colaboração dos GTF das Câmaras Municipais envolvidas e dos respetivos baldios. Por esse motivo, o governante visitou este espaço, onde aferiu in loco o trabalho desenvolvido pelas diversas entidades.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, salientou o importante trabalho que está a ser efetuado nesta área. De referir que a Câmara de Viana do Castelo, em 2017 e 2018, também já implementou a Rede Primária através de 2 candidaturas ao POSEUR, na Serra da Padela, na Serra de Amonde e parte na Serra de Santa Luzia, em investimentos que totalizam 830.000 euros.

“Estas infraestruturas são fundamentais na Defesa da Floresta Contra Incêndios”, sublinhou ainda José Maria Costa.


Resumo
Categoria
Floresta