Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Sustentabilidade

Projeto "Escola da Natureza" em destaque no programa "Biosfera"!

  • Notícias
  • Projeto "Escola da Natureza" em destaque no programa "Biosfera"!
O programa Biosfera, emitido no passado mês de abril de 2017 na RTP2, apresentou três exemplos de projetos educativos onde a Natureza é uma escola! O projeto "Escola da Natureza" foi um dos exemplos, neste programa salientado, de iniciativas em Portugal que permitem aos mais jovens aprender e crescer em contacto com a Natureza.
Sustentabilidade | 7 abril 2017

O projeto educativo “Escola da Natureza”, promovido pelo CMIA de Viana do Castelo, esteve em destaque no programa da RTP2 - “Biosfera”. Neste programa foram apresentados três exemplos de projetos educativos onde a Natureza é uma escola! O projeto “Escola da Natureza” dinamziado pelo CMIA foi um dos exemplos, neste programa que salientou iniciativas em Portugal que permitem aos mais jovens aprender e crescer em contacto com a Natureza.


Durante o ano letivo 2016/2017 foram inúmeras as iniciativas levadas a cabo no âmbito deste projeto: saídas de campo aos ecossistemas naturais (praia rochosa, sistemas dunares, ecossistemas ribeirinhos e Parque Ecológico Urbano), visitas de estudo aos municípios parceiros, atividades de formação para professores em diversas áreas (formação creditada), etc. Foi ainda lançado o “Bioregisto” que será uma base de dados para introdução de informação recolhida nos espaços naturais. Integrada na nova plataforma didática do CMIA, este é um projeto de “participação cidadã”. Nesta plataforma, cada utilizador poderá integrar as suas observações da natureza, de fauna, flora ou até mesmo rastos e vestígios de animais e poderá, em simultâneo, aceder aos demais registos que vão sendo alocados nessa plataforma. Está também prevista a realização de uma exposição temporária interativa que permitirá ao visitante conhecer os valores naturais e a biodiversidade dos diferentes habitats classificados do concelho de Viana do Castelo. Preparada para diferentes faixas etárias, esta exposição vai seguramente pôr o espírito científico “em movimento”. Será entregue a cada visitante um “caderno do naturalista” que lançará desafios de descoberta da fauna e flora presentes nos diferentes habitats aqui representados. Para a comunidade escolar, estará disponível um dossier de apoio ao professor que pretende explorar estes valores naturais através de propostas de trabalho de “fazer ciência”.



De salientar que o projeto “Escola da Natureza”, financiado no âmbito do “Portugal 2020”, tem como parceiros os Município de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e conta com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.

 

Veja aqui o programa BIOSFERA (a partir do min. 19:45):

https://www.rtp.pt/play/p3148/e282913/biosfera

Resumo
Categoria
Sustentabilidade