Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Mar

Fotografia “O Lobo do Mar” de Luís Sarmento venceu 4º edição do concurso "Viana e o Mar"

  • Notícias
  • Fotografia “O Lobo do Mar” de Luís Sarmento venceu 4º edição do concurso "Viana e o Mar"
A fotografia “O Lobo do Mar”, da autoria de Luís Sarmento, foi a vencedora da 4º edição do concurso de fotografia "Viana e o Mar", promovido pela Câmara Municipal através do Centro de Mar. A votação decorreu nas redes sociais e a fotografia vencedora conquistou 1729 “gostos”, entre 18 participantes.
Mar | 28 julho 2020

De acordo com o autor do registo, “esta fotografia foi captada neste lugar muito especial porque faz a ligação entre o Rio Lima com o oceano Atlântico”. “A presença deste Senhor, antigo pescador vianense que contou a sua vida ligada ao mar e mais concretamente na pesca do bacalhau foi um momento que muito dificilmente irei esquecer. Escolhi esta foto para o concurso, porque foi uma experiência de vida muito enriquecedora, ligada ao mar de Viana”, refere Luís Sarmento.

O concurso de fotografia, destinado a fotógrafos profissionais e amadores, desafiou a criatividade e a originalidade dos participantes e fomentar a observação e o registo de diferentes formas de olhar e promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica, através de um olhar documental ou artístico sobre as zonas costeiras e ribeirinhas, nos temas da biodiversidade, da geodiversidade, da arqueologia, bem como na vertente da valorização turística e desportiva destes espaços, e as atividades económicas ligadas ao mar.

Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro de 2014 (Dia Nacional do Mar). Em breve, irá dispor de uma nova valência – Museu Virtual da Memória Marítima – um equipamento pertencente à Rede Municipal de Ciência e com a valência de Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens. Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.

O “Centro de Mar” integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”.

Pode conhecer todas as fotografias a concurso AQUI

Resumo
Categoria
Mar