Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
14º / 14º
Mar

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e Centro de Mar em encontros nacionais sobre ensino das ciências e biologia marinha

  • Notícias
  • Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e Centro de Mar em encontros nacionais sobre ensino das ciências e biologia marinha
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo e do Centro de Mar, marcou presença no III International Seminar of Science Education, um encontro nacional dedicado ao ensino das ciências.
Mar | 11 setembro 2019

Neste seminário, dinamizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foram apresentados três pósteres científicos por parte das entidades vianenses, dedicados à “Promoção e Cidadania Ambiental: desafios e oportunidades do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo”, ao “Projeto educativo Escola da Natureza” e ainda ao “Cientistas do Mar: um projeto educativo promotor da literacia científica do tema Mar”.

O CMIA e o Centro de Mar estão agora a participar, entre até dia 12 de setembro, no XX Simpósio Ibérico de estudos de Biologia Marinha, dinamizado na Universidade do Minho.

Inaugurado a 21 de junho de 2007, o CMIA está instalado nas antigas Azenhas de D. Prior e tem por missão promover a existência de um espaço de debate e reflexão sobre questões ambientais emergentes, promover iniciativas de formação e informação ambiental orientadas em função do público-alvo, desenvolver um Centro de Recursos acessível, diversificado e versátil em diversas temáticas ambientais e ainda fornecer informação tratada sobre indicadores ambientais e de sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o projeto “Escola da Natureza” do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental foi o grande vencedor dos European Natura 2000 Awards de 2018. Este projeto tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho e foi concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 que integram o concelho de Viana do Castelo e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar pós projeto.

Já o projeto Cientistas do Mar visa promover a integração de estudantes do ensino secundário em contextos de investigação, através da criação de parcerias ativas entre instituições de investigação cientifica e escolas com Ensino Secundário. O Centro de Mar presta apoio técnico e cientifico e acompanha os projetos de investigação desenvolvidos pelas escolas, incentivando a divulgação das ciências do mar em geral e dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, em particular.


Resumo
Categoria
Mar