Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Mar

À conversa com gentes do mar na sala de aula

  • Notícias
  • À conversa com gentes do mar na sala de aula
Ao longo do ano letivo 2018-2019, o projeto educativo “Além-mar” tem desenvolvido diferentes iniciativas com o objetivo de aproximar o público escolar às vivências marítimas locais e à memória do trabalho no mar.
Mar | 1 junho 2019

O projeto propõe a exploração de vários temas associados à cultura marítima de Viana do Castelo (atividades piscatórias, atividades agro-marítimas, trajes de mar e devoções religiosas) e despertar a curiosidade dos alunos pelas"vidas" do mar.

De entre o conjunto de atividades realizadas que têm proporcionado um maior conhecimento sobre os assuntos marítimos, destacam-se as entrevistas a gentes e profissionais do mar que se têm deslocado aos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo para serem “entrevistados”.

Ao longo do 3º período cerca de 124 alunos estiveram à conversa com pescadores, redeiras e sargaceiros, que visitaram as salas de aula para partilhar histórias, aventuras e conhecimentos sobre aquilo que melhor conhecem: o mar.

Além de terem ficado a conhecer melhor o que faz um pescador, uma redeira ou um sargaceiro com relatos na primeira pessoa, os alunos visualizaram também os trajes tradicionais utilizados nestas profissões ao longo dos tempos.

Estes momentos de partilha proporcionaram um maior entendimento acerca dos encantos e desafios dos trabalhos marítimos, mas também  estreitar laços entre diferentes gerações e satisfazer as curiosidades dos mais jovens. 

Resumo
Categoria
Mar