Visitas: 12583104

Próximos Eventos

Junho
Julho
VER CALENDÁRIO COMPLETO

a nossa mascote ...

gara.jpg

Conheça aqui a sua história!

proposta vencedora do concurso escolar realizado no ano de 2008

Início seta NOTÍCIAS seta CIÊNCIA PARA TODOS ARRANCA EM MARÇO
CIÊNCIA PARA TODOS ARRANCA EM MARÇO

Com o intuito de estimular na comunidade escolar e também o público em geral o interesse pela ciência, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo irá arrancar em março de 2016 com a 1º edição de “Ciência para Todos”. Este programa irá subdividir-se em três temáticas diferentes ao longo do ano - Montanha, Rio e Mar, sendo a primeira a explorar já no próximo mês de março através de ateliês científicos e oficinas de aprendizagem no CMIA e de palestras nas escolas dinamizadas por investigadores.

 

Ao longo do próximo mês os visitantes do CMIA irão encontrar na sala do moinho de maré diversas experiências científicas interativas relacionadas com a Floresta, de acesso gratuito, de modo a divulgar o avanço cientifico-tecnológico educacional nesta temática. Na semana entre 14 e 18 de março, a autarquia promoverá a deslocação de turmas do concelho aos referidos ateliês, sob marcação prévia junto do CMIA. No dia 19 de março será dinamizada uma oficina de aprendizagem para o público em geral acerca da temática dos Líquenes, organismos que facilmente encontramos associados a árvores e que são bioindicadores, por excelência, da qualidade do ar de um ecossistema. Esta oficina de aprendizagem será composta por uma componente teórica e por uma saída de campo para identificação e recolha de exemplares com posterior observação à lupa para sua identificação e análise.

Para além deste conjunto de atividades, o CMIA irá desenvolver também um evento designado de “Rostos da Ciência” que consiste em levar investigadores a escolas do concelho nestas três áreas – mar, rio e montanha. No mês de abril, mais concretamente no dia da Terra, irá realizar-se a primeira palestra sobre o tema da floresta direcionada para o ensino secundário. A realização deste evento tem por objetivo despertar na comunidade escolar a curiosidade pelos nossos recursos florestais, motivando-os para a ciência em geral e para a investigação, em particular, como ferramenta de trabalho e do conhecimento capaz de auxiliar a gestão dos ecossistemas. Pretende-se ainda estimular nos alunos o desenvolvimento de questões científicas baseadas na realidade quotidiana por eles vivenciada.

 

Quem visitar o CMIA ao longo do mês de março poderá ainda visualizar a exposição dos trabalhos escolares do projeto educativo “O Rio perto de Ti”. Estes trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos desde projeto que exploram ao longo do ano letivo diversos conteúdos relacionados com a conservação e proteção da natureza e dos ecossistemas ripícolas.

 

Este conjunto de atividades serão assim uma forma de comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta que se celebra a 21 de março e o Dia Mundial da Água que se celebra a 22 de Março.

 

Para além desta panóplia de ações o CMIA preparou para a interrupção letiva das férias da Páscoa a dinamização dos ateliês sob o tema “Leguminosa não é Legume”, ação que se encontra integrada nas comemorações do Ano Internacional da Leguminosa (definido pela ONU para 2016) que visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável da produção de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição. Ao longo do ano 2016 outras atividades serão dinamizadas neste âmbito, para públicos diversos.

 

horário de outono/inverno

horrio_inverno_2014.png

DIÁRIO DE BORDO

capa_db.jpg

COMO ADQUIRIR?

BENEFÍCIOS?  

DIA MUNDIAL DA ÁGUA! OS VENCEDORES SÃO...

  resultados_concurso_rio_perto_de_ti.jpg

EM DESTAQUE ...

 portugal_em_direto.png

parte 1 aos 18 minutos e parte 2 aos 3 minutos e 17 segundos

 

Últimas Notícias

CIÊNCIA PARA TODOS ARRANCA EM MARÇO
Com o intuito de estimular na comunidade escolar e também o público em geral o interesse pela ciência, o Centro de Monitorização e Interpretação Amb...
Ler mais...

participe nesta ideia!

logo_da_terra_para_a_terra.jpg