Visitas: 7356918

participe nesta ideia!

logo_da_terra_para_a_terra.jpg

compostagem e hortas nas escolas

compostagem domiciliar

REVISTA DIGITAL!

sem_ttulo.png  

 

Início seta NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Workshop

 

 

No passado dia 13 de Dezembro o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo promoveu um workshop sobre Compostagem – “ Venha construir o seu compostor doméstico”.

Durante este workshop foram fornecidas algumas noções sobre o processo da compostagem, assim como o material para a construção de um compostor.

Os 10 participantes puderam levar para casa o seu compostor construído pelos próprios participantes. O CMIA além de oferecer uma manhã bem passada ofereceu ainda uma planta aromática para colocar junto ao compostor.

20081213 workcompost01.jpg20081213 workcompsot02.jpg

 
Concursos | Resíduos

 

 

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo está a promover no âmbito da Exposição “ Resíduos para onde vais?”  3 concursos para diferentes públicos alvos acerca da temática dos resíduos.

......

Estes concursos tem como principal objectivo promover a criatividade e fomentar o prazer pela expressão artístistica e um maior interesse por assuntos relacionados com o meio ambiente.

......

As inscrições podem ser feitas no CMIA, através de telefone ou através de e-mail.

.......

O regulamento encontra-se disponível em Serviços OnLine

.......

Concursos

Público - Alvo

 

Concurso de ideias

 

“Elaboração de acondicionador de resíduos orgânicos”

 

Alunos de Design

 

Concurso de banda desenhada

 

Onde param os resíduos?

 

Público geral e escolas

 

Construções Ecológicas

 

Moinhos do Concelho de

 Viana do Castelo

 

Lares e Centros de Dia

 
Eventos | Resíduo para onde vais?

 

 

No passado dia 12 de Dezembro de 2008 o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo abriu portas a mais uma exposição temática subordinada ao tema dos Resíduos.

A quantidade de resíduos que produzimos diariamente pelas sociedades desenvolvidas ou em vias de desenvolvimento é crescente! Nunca como nos dias de hoje fomos confrontados com essa realidade.

Actualmente, este é um problema que se coloca não só ao nível do encaminhamento adequado a dar adequado a dar aos resíduos, como também da quantidade e do tipo de recursos que retiramos da natureza para produzir bens que acabam por se tornar em desperdícios urbanos.

Nesta exposição interactiva, pretende-se mostrar algumas das soluções já encontradas para diversos tipos de resíduos e de que forma o papel individual de cada cidadão é marcante para a minimização deste problema comum.

 

Esta exposição estará patente até ao próximo dia 27 de Fevereiro.

......

 Actividades a realizar no âmbito da exposição: 

.......

Workshop “ Venha construir o seu compostor doméstico”

13/12/2008

 

Sessão de Esclarecimento “ Tratamento de Resíduos em Viana do Castelo”

15/12/2008

 

Campanha de Sensibilização sobre REE com a AMB 3 E

27/12/2008 (Todo o dia | CMIA)

 

Visita Guiada ao Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cavado

10/01/2009 | 09H30m | Público em geral

15/01/2009 | 09H30m | Escolas

 

Conversas Fim de Tarde

16/01/2009 | 18H30m | “ A compostagem e a agricultura biológica”

 

Concursos

 

Concurso de Ideias

“ Elaboração de acondicionador de resíduos orgânicos” – alunos da área de design.

.......

Concurso de Banda Desenhada

“ Onde param os resíduos?” – público em geral e escolas.

.......

Construções Ecológicas

“ Moinhos do concelho de Viana” – lares de idosos e centros de dia.

 

20081212 expo res01.jpg20081212 expo res02.jpg

 
Exposição | Faces da Ciência

 

 

Esteve patente entre o dia 1 de Novembro de 2008 e o dia 6 de Dezembro de 2008 mais uma exposição temática, intitulada “ Faces da Ciência”.

 

Faces da Ciência foi uma exposição pensada com o propósito de despertar a atenção do público para os grandes cientistas da história Mundial, como por exemplo Lavoisier (Química) de onde surgiu a tão conhecida expressão “ Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Darwin da Biologia, Marie da Curie da Química entre outros.

 

Os principais objectivos foram divulgar a ciência através da vida e obra de grandes cientistas; recordar que por de trás de qualquer nova tecnologia há um importante avanço científico; contribuir para a literacia científica;

 

Esta exposição contou ainda com uma série de actividades de experimentação sobre a ciência que o público geral pode participar.

 

Aos participantes mais jovens que passaram cá pela exposição foi-lhes proposto o preenchimento de um inquérito que será avaliado após o encerramento da exposição. Para os primeiros 10 correctos irão receber um prémio.

 

Esta exposição contou com 796 visitantes, dos quais cerca de 600 eram alunos de 18 escolas de divesos concelhos.

20081218 faces ciencia 02.jpg20081218 faces da ciencia.jpg 

 
Escolas valorizam resíduos orgânicos

 

A Autarquia de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico alargou, no ano lectivo passado, o Projecto “Compostagem nas Escolas” a entidades escolares de todos os graus de ensino.

Mais de 80% das escolas do concelho de Viana do Castelo aderiram ao projecto tendo para o efeito recebido periodicamente apoio técnico acerca deste processo, bem como o propostas de actividades lúdico-pedagógicas para consolidação de conhecimentos.

Como resultado deste esforço comum, foi possível evitar a deposição em aterro de mais de 38 toneladas de resíduos porgânicos que foram valorizados em cada escola através do processo da compostagem. Cada escola contribuiu ainda para a valorização de outros materiais através da recolha selectiva de papel, plástico, metal e vidro produzido nas escolas, evitando assim que estes materiais fossem depositados em aterro.

No presente ano lectivo, este é um projecto que tem a continuidade merecida e a aceitação por parte de todas as escolas intervenientes. Será um ano de promoção de novas actividades dentro e fora de cada escola para demonstrar de que forma o processo de valorizar os resíduos orgânicos produzidos diariamente é simples e eficaz.

A gestão de resíduos é um problema comum crescente, que obedece a regras e disposições legais de cariz comunitário. As soluções de minimização desta realidade passam também pelas atitudes individuais de cada cidadão. Impera não só a redução dos resíduos produzidos como também promover a sua valorização, através da compostagem ou recolha selectiva, cada vez que não nos é possível evitar que cada recurso se torne num resíduo.

 

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, encontra-se em fase de preparação de actividades a dinamizar a partir de Dezembro de 2008 com escolas e com o público em geral para esclarecimento e sensibilização de toda a população para esta problemática.

 
Limpeza de resíduos na Praia Norte

 

A recolha de cerca de sessenta quilos de resíduos na Praia Norte, em Viana do Castelo, foi o resultado de um trabalho de uma turma do 6ºano do Colégio do Minho promovido pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo no âmbito da sua próxima exposição temática a realizar em Dezembro acerca dos resíduos sólidos e da comemoração do Dia Nacional do Mar que se celebra a 16 de Novembro.

.....

Neste trabalho de equipa, recolheram-se mais de 300 objectos de plástico provenientes de vários produtos do dia-a-dia, como pacote de bolachas, detergentes, iogurtes etc. e ainda papel e cartão, latas e com alguma abundância material de pesca (redes, bóias, etc.).

.....

O objectivo central da actividade foi sensibilizar não só as camadas mais jovens, enquanto participantes activos nesta iniciativa, como também todos quantos usufruem daquele local e que tiveram oportunidade de naquele dia contactar com os alunos elogiando a sua tarefa.

 .......

A Praia Norte é um espaço ímpar na cidade de Viana do Castelo que tem vindo a ser alvo de melhorias contínuas em matéria de espaços de lazer e medidas monitorização ambiental, que se reflecte na utilização crescente por parte dos cidadãos. Os resíduos encontrados na costa Portuguesa resultam não só da actividade directa do Ser Humano na zona litoral como também em alto mar, o que provoca a morte de milhares de animais marinhos – aves, peixes, cetáceos, etc. sendo os plásticos e outros derivados do petróleo, a par da poluição orgânica, uma das causas maiores de diminuição e desaparecimento de algumas espécies. Consciente que mais de 80% dos resíduos que produzimos são potencialmente valorizáveis e que já dispomos de soluções para o tratamento de uma significativa quantidade, importa “reciclar hábitos” e começar a encarar os resíduos como um recurso.

.......

Esta actividade teve como principal objectivo sensibilizar o público-alvo para as questões de preservação do litoral.
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 85 - 90 de 124

horário de primavera/verão

horrio_primavera.jpg

EM DESTAQUE ...

 sem_2014b.png

Semana da Mobilidade 2014

 

criao_e_manuteno_de_jardins.png

Será emitido certificado de formaçao profissional