Visitas: 12260109

Próximos Eventos

Maio
Junho
VER CALENDÁRIO COMPLETO

a nossa mascote ...

gara.jpg

Conheça aqui a sua história!

proposta vencedora do concurso escolar realizado no ano de 2008

Início seta NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CIÊNCIA PARA TODOS ARRANCA EM MARÇO

Com o intuito de estimular na comunidade escolar e também o público em geral o interesse pela ciência, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo irá arrancar em março de 2016 com a 1º edição de “Ciência para Todos”. Este programa irá subdividir-se em três temáticas diferentes ao longo do ano - Montanha, Rio e Mar, sendo a primeira a explorar já no próximo mês de março através de ateliês científicos e oficinas de aprendizagem no CMIA e de palestras nas escolas dinamizadas por investigadores.

 

Ao longo do próximo mês os visitantes do CMIA irão encontrar na sala do moinho de maré diversas experiências científicas interativas relacionadas com a Floresta, de acesso gratuito, de modo a divulgar o avanço cientifico-tecnológico educacional nesta temática. Na semana entre 14 e 18 de março, a autarquia promoverá a deslocação de turmas do concelho aos referidos ateliês, sob marcação prévia junto do CMIA. No dia 19 de março será dinamizada uma oficina de aprendizagem para o público em geral acerca da temática dos Líquenes, organismos que facilmente encontramos associados a árvores e que são bioindicadores, por excelência, da qualidade do ar de um ecossistema. Esta oficina de aprendizagem será composta por uma componente teórica e por uma saída de campo para identificação e recolha de exemplares com posterior observação à lupa para sua identificação e análise.

Para além deste conjunto de atividades, o CMIA irá desenvolver também um evento designado de “Rostos da Ciência” que consiste em levar investigadores a escolas do concelho nestas três áreas – mar, rio e montanha. No mês de abril, mais concretamente no dia da Terra, irá realizar-se a primeira palestra sobre o tema da floresta direcionada para o ensino secundário. A realização deste evento tem por objetivo despertar na comunidade escolar a curiosidade pelos nossos recursos florestais, motivando-os para a ciência em geral e para a investigação, em particular, como ferramenta de trabalho e do conhecimento capaz de auxiliar a gestão dos ecossistemas. Pretende-se ainda estimular nos alunos o desenvolvimento de questões científicas baseadas na realidade quotidiana por eles vivenciada.

 

Quem visitar o CMIA ao longo do mês de março poderá ainda visualizar a exposição dos trabalhos escolares do projeto educativo “O Rio perto de Ti”. Estes trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos desde projeto que exploram ao longo do ano letivo diversos conteúdos relacionados com a conservação e proteção da natureza e dos ecossistemas ripícolas.

 

Este conjunto de atividades serão assim uma forma de comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta que se celebra a 21 de março e o Dia Mundial da Água que se celebra a 22 de Março.

 

Para além desta panóplia de ações o CMIA preparou para a interrupção letiva das férias da Páscoa a dinamização dos ateliês sob o tema “Leguminosa não é Legume”, ação que se encontra integrada nas comemorações do Ano Internacional da Leguminosa (definido pela ONU para 2016) que visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável da produção de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição. Ao longo do ano 2016 outras atividades serão dinamizadas neste âmbito, para públicos diversos.

 
"VIANA SABE A(MAR)" COMEMORA 1º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE MAR


A Câmara Municipal de Viana do Castelo inicia a 13 de Novembro um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia Nacional do Mar que se celebra a 16 de novembro de cada ano. Estas iniciativas integram-se no projeto “Viana sabe a (Mar)” que pretende evidenciar características de usos e costumes de toda a costa litoral Vianense, nomeadamente na área da etnografia e da gastronomia como domínios a estudar e apreciar, não só no que respeita à riqueza intrínseca à nossa região, mas também em comparação com outras regiões. Os trajes etnográfico de Castelo de Neiva, da Areosa, de Carreço e de Afife evidenciam os usos e costumes de uma população ribeirinha e os artefactos utilizados, adaptados à faina do mar. Por outro lado, a gastronomia típica destas comunidades reflete também a influência do mar. Assim, este projeto integrará uma mostra gastronómica, composta por um roteiro gastronómico entre os dias 13 e 15 de novembro nos restaurantes aderentes, um Feirão do Mar e um momento de showcooking na Praça da República no dia 14 de novembro. Contemplará ainda a inauguração de uma exposição dedicada ao traje “Viana veste o mar e o rio” no dia 14 de novembro pelas 17H00 no Museu do Traje, seguida de uma tertúlia sobre o papel da mulher na vida da pesca.

No âmbito destas comemorações, a autarquia preparou ainda um conjunto de atividades a dinamizar no CENTRO DE MAR de Viana do Castelo que no dia 16 de novembro comemora o seu 2º aniversário. Pelas 10H00 este espaço acolherá alunos do concelho que irão apresentar projetos que têm vindo a desenvolver em contexto escolar dentro da temática do mar, alguns dos quais foram já merecedores de prémios a nível nacional. Será inaugurado, em seguida, um conjunto de ateliers científicos interativos sobre “As Ciências do Mar” que estarão patentes naquele espaço até ao dia 22 de novembro para o público em geral.

Ainda durante essa semana (entre 16 e 22 de novembro) o Centro de Mar apresentará um conjunto de documentários realizados por alunos da Escola Secundária de Monserrate e pela Escola Secundária de St.ª M.ª Maior no âmbito do projeto “Viana do Castelo, cidade náutica do Atlântico” sobre diversos subtemas ligados ao mar – Viana e a Pesca, Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, desportos náuticos, o Navio-Hospital Gil Eannes, o Turismo e o mar, entre outros – assim como documentários sobre a ecologia dos ecossistemas marinhos.

Continuará ainda patente naquele espaço, a exposição “Um Mar de oportunidades” que desde o dia 16 de novembro de 2014 já foi visitada por mais de 14 000 pessoas.

Todas as iniciativas a decorrer no Centro de Mar são de acesso gratuito.

 

Ainda durante o mês de Novembro, o Pelouro do Ambiente do Município de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, promove a dinamização de mais dois eventos de destaque. Entre os dias 23 e 28 adere à Semana da Ciência e Tecnologia, iniciativa promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, levando às escolas do concelho um conjunto de atividades experimentais sobre o conhecimento do Mar em diferentes áreas – Biologia, Geologia, Física e Química – e no dia 23 de Novembro comemora o Dia Nacional da Floresta Autóctone através da reflorestação de uma área do Monte de St.ª Luzia com a turma vencedora do concurso lançado neste âmbito a todas as escolas do concelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler mais...
 
EVENTOS EM DESTAQUE NO MÊS DE MAIO!

 

plantas_e_flores_comestiveis.pngÉ já no decorrer do mês de Maio que o Município de Viana do Castelo realiza um conjunto de atividades direcionadas para o público em geral na área da agricultura familiar que se prolongam ao longo de todo o ano de 2014 e dos espaços verdes.

 

O ano de 2014 foi definido pela ONU como o Ano Internacional da Agricultura Familiar e dessa forma a Autarquia está a desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a valorização do património natural e dos espaços verdes, a par com ações de formação e informação acerca de práticas agrícolas e de valorização de recursos naturais.

No primeiro fim de semana de Maio, realiza-se uma atividade, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) sobre a utilização de flores e plantas silvestres na alimentação de forma segura e saudável. Na temática das práticas agrícolas, o CMIA vai desenvolver ainda este mês um curso de introdução à Permacultura e um curso de criação de hortas em modo biológico.

A programação inclui ainda uma oficina de aprendizagem sobre espécies invasoras em Portugal que vai ter um dia dedicado a técnicos florestais e técnicos na área do ambiente e um segundo dia dedicado ao público em geral.

Dentro da temática da gestão e valorização de resíduos, serão dinamizadas duas ações distintas – uma sessão de formação destinada ao público em geral que queira aderir ao projeto da compostagem domiciliar e um curso de formação sobre gestão de resíduos, direcionado essencialmente a quadros médios e superiores de empresas ou autarquias com responsabilidade na gestão de resíduos.

Ler mais...
 
Viana do Castelo inicia atividades ligadas à agricultura e alimentação saudável

 

ano_agriculturafamiliar_cartazweb.jpgÉ no decorrer do mês de abril que o Município de Viana do Castelo inicia um conjunto de atividades direcionadas para o público em geral na área da agricultura familiar e que se prolongam ao longo de todo o ano de 2014.

Esta iniciativa começou a 7 de abril com atividades para crianças em tempo de férias, designada de "Páscoa na Horta". Foram mais de 100 crianças, desde os 3 aos 10 anos de idade, que participaram nesta atividade ao ar livre em contacto permanente com o meio agrícola na qual puderam contactar com diferentes espécies hortícolas e iniciar a plantação de algumas.

No dia 11 de abril realizaram-se umas conversas de fim de tarde sobre o que fazer aos desperdícios de comida, com participação aberta à comunidade em geral. Esta atividade, gratuita, decorreu nas instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e foi um momento de partilha de ideias e truques para aproveitar os desperdícios alimentares gerados nas habitações dos cidadãos.

Mas mais atividades estão agendadas para outros públicos.

Ler mais...
 
DIA NACIONAL DA ÁGUA E DIA MUNDIAL DO HABITAT NO CMIA

 

penas_o_investigador_5out.jpgO Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental do Município de Viana do Castelo dinamiza nos próximos dias atividades comemorativas do Dia Nacional da Água e Dia Mundial do Habitat que se celebram anualmente a 1 de outubro.

A oferta inicia-se com a dinamização de uma atividade direcionada a alunos do 1º e 2º ciclo designada de "Vem mergulhar com Penas, o Investigador" no dia 4 de outubro, na qual se alerta para a destruição de habitats das margens dos rios e para a necessidade cada vez mais urgente da conservação do meio ambiente.

Ler mais...
 
CMIA ASSOCIA-SE A EVENTOS NACIONAIS E EUROPEUS

 

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental do Município de Viana do Castelo irá promover, no decorrer do mês de Novembro, um conjunto de atividades alusivas ao conhecimento, interpretação e conservação da Natureza:

 

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

DIA NACIONAL DO MAR

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DIA NACIONAL DA FLORESTA AUTÓCTONE  

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 6 de 126

horário de outono/inverno

horrio_inverno_2014.png

DIÁRIO DE BORDO

capa_db.jpg

COMO ADQUIRIR?

BENEFÍCIOS?  

DIA MUNDIAL DA ÁGUA! OS VENCEDORES SÃO...

  resultados_concurso_rio_perto_de_ti.jpg

EM DESTAQUE ...

 portugal_em_direto.png

parte 1 aos 18 minutos e parte 2 aos 3 minutos e 17 segundos

 

Últimas Notícias

CIÊNCIA PARA TODOS ARRANCA EM MARÇO
Com o intuito de estimular na comunidade escolar e também o público em geral o interesse pela ciência, o Centro de Monitorização e Interpretação Amb...
Ler mais...

participe nesta ideia!

logo_da_terra_para_a_terra.jpg