Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Mar

Projeto educativo Além-Mar aproxima escolas à comunidade piscatória

  • Notícias
  • Projeto educativo Além-Mar aproxima escolas à comunidade piscatória
O projeto educativo Além-Mar deu por concluídas as atividades do ano letivo 2017/2018, o primeiro em que foi apresentado ao público. Este projeto é uma oferta do Serviço Educativo do Centro de Mar dirigida às crianças do ensino pré-escolar e do 1.ºciclo do concelho e tem por finalidade proporcionar à faixa etária mais jovem a exploração de temas associados à cultura marítima de Viana do Castelo.
Mar | 4 maio 2018

Durante o ano letivo foram abordados vários temas relativos às memórias e tradições marítimas da nossa cidade: atividades piscatórias, atividades agro-marítimas, trajes e devoções religiosas.
Desde trabalhos de expressão plástica em que as crianças “deram vida” a espécies de peixe da nossa costa até à realização de almoços temáticos, muitas foram as atividades realizadas e que contaram com o apoio das docentes e encarregados de educação.
Tendo em conta que um dos objetivos deste projeto é o de promover as relações intergeracionais entre a comunidade escolar e piscatória, as crianças tiveram oportunidade de participar em diferentes atividades que permitiram a interação entre ambas.
Uma delas, foi a realização de entrevistas a gentes do mar, nomeadamente a um pescador, uma redeira e uma sargaceira. Além de proporcionar conhecimento privilegiado sobre assuntos marítimos, estas entrevistas permitiram estreitar laços entre as escolas e os profissionais, dando aso a outros trabalhos como por exemplo a visita a um armazém de pesca ou recolha de algas para fazer sementeiras.
As atividades culminaram com a confeção de um tapete de sal, em que cada escola teve oportunidade de conceber e realizar o seu próprio tapete e de receber no seu espaço elementos da Ribeira que os orientaram nesta atividade e explicaram melhor os trajes de mar bem como a essência dos eventos realizados em honra da Nossa Senhora da Agonia, como é o caso dos tapetes de sal.   
 


Resumo
Categoria
Mar