Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
20º / 20º
Sustentabilidade

Inauguração do percurso equestre Lanheses-Montaria | 16 de junho

  • Notícias
  • Inauguração do percurso equestre Lanheses-Montaria | 16 de junho
Partindo desde a margem direita do rio Lima, junto ao cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do “lugar da passagem”, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses, este percurso equestre realiza a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria.
Sustentabilidade | 6 junho 2018

A paisagem agrária tradicional da extensa veiga de Lanheses altera-se à medida que penetramos através do vale do Ribeiro de rio Tinto e da depressão agricultada onde se encontra encaixado o rio Seixo, atravessando as freguesias de Meixedo e Vilar de Murteda.
As extensas parcelas de culturas de regadio bordejadas pela vinha que dominam visualmente a planície aluvionar do rio Lima dão gradualmente lugar a uma paisagem agro-silvo-pastoril mais compartimentada e diversa.
Este trilho aproveita um corredor natural de travessia da Serra de Arga, que pode ser considerado uma portela, coincidente com um alinhamento tectónico de orientação ENE-SSW.
Ao longo desta pequena rota, com aproximadamente 13 km, os contrastes paisagísticos são notórios, refletindo a adaptação humana a condições ambientais díspares. Se as áreas aplanadas de fundo de vale acolhem um modelo de povoamento disperso, onde apenas sobressaem núcleos de maior importância histórica, como é o caso de Lanheses, à medida que ascendemos em altitude, modifica-se o movimento do relevo, influenciando a aglomeração dos núcleos rurais e os sistemas produtivos.
Embora muitos dos vestígios arqueológicos documentados na proximidade deste percurso não se encontrem visíveis ou visitáveis in loco, encontramo-nos num território densamente ocupado desde a proto-história, em virtude da relevância dos recursos minerais aqui existentes.
Ao longo do percurso são destacados 13 pontos de interesse, assinalados com placas descritivas.

Resumo
Categoria
Sustentabilidade