Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Sustentabilidade

Exposição "European Natura 2000 Awards, Escola da Natureza" mostra prémio a vianenses

  • Notícias
  • Exposição "European Natura 2000 Awards, Escola da Natureza" mostra prémio a vianenses
O Município de Viana do Castelo abre as portas dos Antigos Paços do Concelho a mais uma exposição temática já no próximo dia 21 de junho pelas 18H30.
Sustentabilidade | 20 junho 2018


A exposição “European Natura 2000 Awards, Escola da Natureza” pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental no âmbito da conquista do prémio vencedor European Natura 2000 Awards. 

O Projeto Escola da Natureza tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado dos Sítios Rede Natura 2000 sendo concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas. Foram assim criadas ferramentas de trabalho (teóricas e prática) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000, que integram o concelho de Viana do Castelo e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar pós projeto.
As candidaturas para este prémio, foram avaliadas por um painel independente de peritos para reduzir a lista a 25 finalistas, sendo o projeto Escola da Natureza (School of Nature) um dos 5 finalistas na categoria “Comunicação”. O projeto vianense não ganhou nesta categoria, mas acabou por ser galardoado com o maior prémio da cerimónia, o «Prémio do Cidadão da UE», entregue à candidatura que obteve o número mais elevado de nomeações.
Junho também é mês de aniversário e o CMIA comemora no seu 11º aniversário aquando a inauguração da exposição. Inaugurado a 21 de junho de 2007, o CMIA está instalado nas antigas Azenhas de D. Prior e tem por missão promover a existência de um espaço de debate e reflexão sobre questões ambientais emergentes, promover iniciativas de formação e informação ambiental orientadas em função do público-alvo, desenvolver um Centro de Recursos acessível, diversificado e versátil em diversas temáticas ambientais e ainda fornecer informação tratada sobre indicadores ambientais e de sustentabilidade ambiental.
Neste enquadramento, mais de 80 000 utilizadores participaram em múltiplas actividades promovidas pelo CMIA, que aposta em projectos educativos, workshops, acções de formação entre diversas actividades ao longo do ano para a comunidade escolar e público em geral.

Resumo
Categoria
Sustentabilidade