Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Sustentabilidade

Ciência Cidadã em Biodiversidade – plataforma de registo já disponível

  • Notícias
  • Ciência Cidadã em Biodiversidade – plataforma de registo já disponível
Com um fim científico, mas destinado a todos os públicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do CMIA, disponibiliza uma plataforma para registo de observações da biodiversidade – BIOREGISTO – que pode ser acedida através do endereço http://www.cmia-viana-castelo.pt/bioregisto.
Sustentabilidade | 22 outubro 2018

A plataforma regista, neste momento, mais de quatro dezenas de contribuições efectuadas por cidadãos dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Ponte de Lima, Felgueiras e Fafe. Todos os registos foram efectuados no distrito de Viana do Castelo e validados pelo CMIA.

Estão disponíveis informações sobre espécies de plantas, insectos, répteis, aves, mamíferos e invertebrados marinhos, entre outros e por exemplo - o texugo, o sardão, a rola-do-mar e a rã-ibérica. Nesta informação, o utilizador encontra um conjunto de características de cada espécie – se são nativas ou não desta região, se estão classificadas com estatuto de conservação, segundo as normas Portuguesas e segundo as normas da IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), assim como o histórico de todos os cidadãos que contribuíram para estes registos.

O objectivo desta plataforma é promover a divulgação do património biológico da região, mas também zelar pela sua conservação, através do conhecimento. Como tal, é fundamental que a participação neste projecto seja feita sempre tendo em mente os princípios da conservação da Natureza.

Os projectos de ciência cidadã, como é o caso do BIOREGISTO e o apoio à investigação científica, são linhas de ação orgânicas para o posicionamento de Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.

Resumo
Categoria
Sustentabilidade