Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
20º / 20º
Mar

Centro de Mar promove Projeto Educativo “Cientistas do Mar”

  • Notícias
  • Centro de Mar promove Projeto Educativo “Cientistas do Mar”
O Centro de Mar de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, um “Encontro Inicial com Investigadores”, no âmbito do projeto educativo “Cientistas do Mar”, direcionado para alunos do ensino secundário e que teve como principal objetivo proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a investigação científica.
Mar | 6 dezembro 2018

Este encontro reuniu cerca de uma centena de participantes, entre alunos, docentes, investigadores e técnicos. O figurado de investigadores contou com a presença de Fernando Lima, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, Isabel Teixeira, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Marina Dolbeth, investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, Marisa Almeida, investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e Pedro Gomes, professor e investigador do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho (este tem vindo a desenvolver diversas sinergias com o município em trabalhos de investigação sobre o Litoral Vianense).

Neste ano letivo, é fornecido o apoio destes investigadores de áreas distintas para auxílio à conceção e desenvolvimento dos projetos de investigação que serão apresentados pelos próprios alunos, no final do ano letivo.

Nesta segunda edição dos “Cientistas do Mar” conta com a inscrição de cinco turmas, num total de 76 alunos envolvidos. O Centro de Mar garante ao longo do ano letivo apoio técnico, científico e pedagógico, assim como esquipamento e material necessários para o desenvolvimento e dinamização dos projetos de investigação. Serão ainda realizadas diversas saídas de campo que irão promover a interpretação dos ecossistemas trabalhados pelas turmas assim como visitas a unidades de investigação. No final do 3º período letivo os alunos irão apresentar publicamente os trabalhos de investigação assim como um póster científico que ficará posteriormente patente no Centro de Mar.

Este é mais um projeto do serviço educativo do Município que posiciona Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.

Resumo
Categoria
Mar