Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
20º / 20º
Floresta

Câmara Municipal plantou 500 árvores de espécies autóctones na Serra da Padela

  • Notícias
  • Câmara Municipal plantou 500 árvores de espécies autóctones na Serra da Padela
No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu recentemente a plantação de 500 árvores de espécies autóctones na zona do Chão da Rita, na Serra da Padela, em Carvoeiro.
Floresta | 9 fevereiro 2019

Nesta ação, tal como nas outras quatro realizadas desde novembro de 2018 e que permitiram a plantação de mais de 5000 árvores em 10 hectares, as espécies plantadas foram nativas portuguesas, como o pinheiro bravo, bétulas, aceres e carvalhos.

As espécies autóctones foram fornecidas pela Quercus, no âmbito da candidatura Geoparque Litoral de Viana do Castelo - 2ª fase, ao Programa Operacional Regional Norte 2020, estabelecida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e a Junta de freguesia de Vila de Punhe. Vários dos carvalhos plantados foram germinados pelos alunos do Centro Escolar de Barroselas no âmbito do programa curricular de ciências naturais.

A Serra da Padela é anualmente alvo de desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de caráter ambiental, como ações de reflorestação, e de caráter desportivo, promovidas pela Associação Padela Natural. Já o Conselho Diretivo do Baldio de Barroselas e o Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro exercem funções de silvicultura preventiva através da limpeza de caminhos, de pavimentos e manutenção de pontos de água.

Recorde-se que o Município tem em desenvolvimento uma linha estratégica que consiste na conservação da natureza - biodiversidade e geodiversidade - e na manutenção dos serviços prestados por estas duas dimensões. A Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza constitui o principal eixo de desenvolvimento do município para a Agenda de Ambiente estabelecida para o Quadriénio 2017-2021.



Resumo
Categoria
Floresta