Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
10º / 10º
Resíduos

Câmara de Viana do Castelo formalizou Protocolo com a APA

  • Notícias
  • Câmara de Viana do Castelo formalizou Protocolo com a APA
Protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Agência Portuguesa do Ambiente permite monitorizar o lixo recolhido na Praia do Cabedelo.
Resíduos | 15 outubro 2018

A Câmara Municipal assinou no passado dia 13 de Outubro um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, tendo em vista a monitorização do lixo marinho. 

O projecto de monitorização do lixo marinho foi lançado em 2013 pela APA, em colaboração com as Câmaras Municipais de Ílhavo, Póvoa do Varzim, Pombal, Torres Vedras, Lagos e Faro, e com as suas delegações regionais (Norte, Centro, Tejo e Oeste, Alentejo e Algarve). O projecto arrancou em nove praias: Cabedelo, Barranha, Barra, Osso da Baleia, Amoeiras, Fonte da Telha, Monte Velho, Batata e Ilha de Faro.

Esta iniciativa surge como resposta a obrigações decorrentes da Directiva Quadro da Estratégia Marinha relativamente ao descritor 10 – Lixo Marinho e a dar continuidade à colaboração com a Convenção OSPAR. Todos os anos é realizada a monitorização 4 vezes, uma por cada estação do ano, de acordo com as orientações da Convenção OSPAR no que se refere às áreas abrangidas (100m e 1000m) e aos materiais a identificar.

A Praia do Cabedelo é monitorizada desde 2002, pois integrou o grupo de praias que participou no projecto piloto sobre Lixo Marinho organizado pela Convenção OSPAR. Até maio de 2017 foi monitorizada pela ARH Norte, que contactou o CMIA de Viana do Castelo para colaborar neste projecto.

Resumo
Categoria
Resíduos