Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Mar

Alunos do 3ºciclo assistem a “Aula a bordo” sobre o mar e as suas crenças

  • Notícias
  • Alunos do 3ºciclo assistem a “Aula a bordo” sobre o mar e as suas crenças
No passado dia 3 de maio, vinte e cinco alunos do 3ºciclo da EB 2,3 Carteado Mena assistiram a uma “Aula a bordo” sobre o tema “o mar e as suas crenças”.
Mar | 8 maio 2019

Esta iniciativa acontece mensalmente no Centro de Mar com o objetivo de promover a cultura marítima vianense e tem proporcionado aos mais jovens a aquisição de novos conhecimentos sobre o mar enquanto modo de vida, legado cultural e património.

Tendo em conta a aproximação da romaria da Nª Srª da Agonia, o orador convidado João Chavarria explicou aos alunos a origem desta festa e as razões pela qual todos os anos milhares de pessoas se mobilizam para honrar esta figura.

Ao público esclareceu que as festas da Nª Srª da Agonia têm um significado que vai muito para além da euforia vivida nesses dias e que na génese das celebrações está a profunda devoção das gentes de mar à santa que elegeram para sua padroeira.

Os tapetes de sal, que todos os anos se confecionam nas ruas da Ribeira, foi a atividade destacada, dando-se a conhecer a origem desta prática e os trabalhos prévios necessários para que as ruas exibam o que consideram ser o desenho mais bonito.

Em modo de preparativos para a grande festa, os alunos experimentaram desenhar pequenas figuras com sal e ficaram convidados a participar na sua elaboração em Agosto.

Resumo
Categoria
Mar