Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Dia Temático

Dia Nacional da Conservação da Natureza

No dia 28 de julho celebra-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza.
Dia Temático | 28 julho 2024

Este dia pretende homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente através de uma das suas mais prestigiadas instituições, a Liga para a Proteção da Natureza, criando um momento anual de especial reflexão sobre a temática da conservação da natureza.

Portugal possui, quando comparado com outros países europeus, uma grande diversidade de paisagens, património geológico, biodiversidade e dentro desta destaca-se um elevado número de endemismos e de espécies relíquia do ponto de vista biogeográfico e/ou genético.

Na imagem podemos observar uma espécie endémica. Rã-ibérica. 

A rã-ibérica é encontrada com relativa facilidade em zonas montanhosas, junto a massas de água frias e bem oxigenadas, com substrato rochoso e vegetação abundante nas margens mas também charcos, prados húmidos e terrenos encharcados, com abundante vegetação herbácea ou arbórea envolvente. Em Portugal encontra-se bem distribuída a norte do rio Tejo, surgindo a sul na serra de São Mamede.

Os adultos podem atingir 7 cm de comprimento. Desde que em condições ideias, pode ser encontrada todo o ano, hibernando e estivando nas alturas mais desfavoráveis.

É uma espécie endémica da Península Ibérica e protegida pela Diretiva Habitats e Convenção de Berna (anexo II).

Fotografia: Mónica Rocha

Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
Dia Temático