Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.

Biodiversidade

  • Biodiversidade

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica de âmbito Europeu, que tem por objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade, através da conservação dos biótopos e da fauna e da flora selvagens no território da União Europeia. No concelho de Viana do Castelo a Rede Natura 2000 corresponde a espaços litorais (Sítio Litoral Norte), a espaços estuarinos (Sítio Rio Lima), a espaços ribeirinhos (Sítios Rio Lima e Sítio Serra de Arga) e a espaços montanhosos (Sítio Serra de Arga).

Entende -se por Monumento Natural uma ocorrência natural contendo um ou mais aspetos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade. Em Viana do Castelo estão classificados 5 Monumentos Naturais Locais (Alcantilado de Montedor, Pedras Ruivas, Canto Marinho, Ribeira de Anha e Ínsuas do Lima).

 

Para mais informações sobre conservação da natureza e biodiversidade consultar o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas / ICNF www.icnf.pt.

Sítio Rio Lima (PTCON0020)

Reparte-se por 5 concelhos, correspondendo o espaço compreendido nos limites do concelho de Viana do Castelo a cerca de 35% da sua área total.
O vale do rio Lima é bastante aberto, sendo as suas margens largas e planas enquadradas por uma paisagem agrícola, pontuada de galerias ripícolas e pequenos bosquetes.
No Sítio Rio Lima ocorrem 13 biótopos do Anexo I da Diretiva Habitats, sendo dois considerados prioritários.

Sítio Litoral Norte (PTCON0017)

Corresponde a uma faixa de forma geral alongada a norte do rio Lima e mais alargada a sul da foz desse rio.
Os terrenos estão maioritariamente em Reserva Ecológica Nacional (REN) e/ou Reserva Agrícola Nacional (RAN).
No Sítio Litoral Norte ocorrem 19 biótopos do Anexo I da Diretiva Habitats, sendo três considerados prioritários.

Sítio Serra D'Arga (PTCON0039)

Fortemente influenciado pelo clima atlântico que condicionam o tipo de vegetação herbácea, arbustiva e arbórea que caracteriza determinado ecossistema.
Em matéria de fauna, para além de diversas espécies de mamíferos e de pequenos vertebrados e invertebrados, existe uma significativa abundância e variedade de aves.
No Sítio Serra D’Arga ocorrem 10 biótopos do Anexo I da Diretiva Habitats, sendo dois considerados prioritários.

Monumentos Naturais Locais

Toda a ocorrência natural contendo um ou mais aspetos singulares, raros, ou representativos em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, devem ser classificados como Monumentos Naturais no sentido de garantir a sua conservação e manutenção.