Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
14º / 14º
Voluntariado ambiental

Voluntariado Ambiental - Monitorização do Lixo Marinho

  • Atividades
  • Voluntariado Ambiental - Monitorização do Lixo Marinho
Atividade dinamizada em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com o objetivo de caracterizar e quantificar os resíduos existentes na Praia do Cabedelo. Esta atividade será efetuada segundo metodologia específica da APA e decorrerá em cada estação do ano.
Voluntariado ambiental | 22 julho 2017 das 09:00 às 13:00 e 21 outubro 2017 das 09:30 às 12:30

Iniciativa desenvolvida pelo CMIA há já alguns anos de forma a promover a participação pública e ações ambientais que incentivem o gosto e o cuidado pelo meio ambiente e pelos valores naturais do concelho de Viana do Castelo.


Enquadramento

As ações de Voluntariado Ambiental que o CMIA de Viana do Castelo vem desenvolvendo centram-se em três áreas fundamentais: 1) identificação do arrojamento de cetáceos; 2) proteção dos ninhos de Borrelho-de-coleira-interrompida e 3) Limpeza de espaços naturais.

Estas ações são direcionadas às pessoas inscritas no Banco Local de Voluntariado e ao público em geral. No caso concreto desta iniciativa, o CMIA de Viana do castelo e a Agência Portuguesa do Ambiente estão a desenvolver um trabalho em parceria integrado num projeto europeu de monitorização de algumas praias de Norte a Sul do país com metodologia de atuação devidamente delineada.


Objetivos

A praia alvo a desta iniciativa, em Viana do Castelo. é a praia do Cabedelo. A metodologia europeia que a APA está a aplicar consiste em definir uma determinada área e extensão de praia entre limite de maré baixa e maré alta e identificar a tipologia de lixo marinho encontrado, a partir de uma extensa grelha que caracteriza os diferentes tipos de resíduos passíveis de encontrar. como o apoio dos voluntários e dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento Básico o CMIA irá ainda efetuar a recolha de todos esses resíduos, separá-los contabilizá-los e posteriormente encaminhá-los a destino adequado.

Resumo
Categoria
Voluntariado ambiental