Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Dia Temático

Dia da Marinha

No dia 20 de maio celebra-se o Dia da Marinha.
Dia Temático | 20 maio 2020

​O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio desde 1998, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama (c.1469-1524). Trata-se do dia em que a sua pioneira armada, que pela primeira vez na história ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegou a Calecute, na Índia, em 1498.

Até 1998 o Dia da Marinha era celebrado a 8 de julho, data da partida da armada de Vasco da Gama de Lisboa, em 1497. Com esta alteração, pretendeu-se dar enfâse ao cumprimento do objetivo perseguido durante décadas, o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa, tendo como objetivo estreitar os laços entre a população portuguesa e a sua Marinha, através de uma agenda que integra diversos eventos.

Damos destaque nesta data ao  Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.


Fotografia: Marinha Portuguesa

Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
Dia Temático